terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Natal e Luzes e paz emociona brotenses










Grupo Cultural Cayam-Bola mostra com arte e leveza a história do nascimento do menino Jesus em praça pública

Véspera de Natal, na nova Praça da Matriz, um sonho se materializa em forma de arte. O Grupo Cultural Cayam-Bola e a Casa da Música protagonizaram uma noite inesquecível e emocionante. O espetáculo de teatro, música e cultura popular Brotas de Luzes e Paz no Natal contou a história do nascimento do Menino Jesus – um presépio vivo -, materializado na cadeira de rodas do estudante Anderson José que serviu de manjedoura no ápice de um evento que reuniu a mágica do reisado, com os tambores do Terno de Reis Catarina Balaio de Fulô e a melódica do reisado da comunidade de Nova Santana que trouxe seu João de Selvina e dona Margarida, sua esposa, com o estandarte em louvor aos Santos Reis.
Centenas de pessoas acompanharam a apresentação que foi aberta com o Kyrie entoado por um coral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, ensaiados pela professora Alekênia Barbosa e pela cantora e musicista da Casa da Música, Ieda Rodrigues. O tambor do Terno de Reis prosseguiu o espetáculo, narrado pelos jograis – a Mulinha de Ouro e o Cantador, além da Boneca de pano, que ali representavam a magia do teatro com humor e alto astral.
Anjos, figuras bíblicas – José, Maria, Reis magos -, pastores, ciganas, cantadores e tocadores compunham o quadro que emocionou e alegrou a antevéspera da noite de Natal, levando sonho e magia principalmente às muitas crianças que acompanharam emocionadas o desenrolar da apresentação – toda ela marcada com músicas da MPB, natalinas e do reisado.









RESGATE E PRESENTES
Fogos de artifício marcaram o ponto alto da apresentação que mostrou a força do reisado, legado de nomes como Lalu, Zé Raimundo, Zé Laginha e tantos outros e que foi resgatado há pouco mais de quatro anos pelos integrantes do Grupo Cultural Cayam-Bola, uma vez que há mais de 40 anos não saía nas ruas de Brotas de Macaúbas. No final, cerca de 500 brinquedos foram distribuídos com as crianças presentes – meninos e meninas que ficaram maravilhados com carinhos, bonecas, anéis de luzes, roupas, calçados e muitas balas, pirulitos e chocolates.
Escrito, dirigido e produzido pelo jornalista, escritor e poeta Rosalvo Martins Júnior, o espetáculo teve figurinos produzidos por Diva Oliveira e Regiane Santos, adereços confeccionados pelas artesãs Ieda Oliveira, Tatty Santos, Marluce Marciel e Nayara Almondes. No elenco, Rafael Novaes, César Farias, Marcos Roberto, Adeane Campos, Nayara Almondes, Rosalvo Júnior, William Rodrigues, Wesley Rodriguess, Lucineia Mendes, Anderson José, Raissa Novaes e Jaqueline Sodré.
No espetáculo ainda estiveram Lourdes de Anastácio, Zefa Novais, Marivete Ribeiro, Mariana Ribeiro, Lídice, Preta, Noêmia Martins, Gean e muitos outros. Nos bastidores, destaca-se o trabalho de Maurício Almondes, Sabrino Rodrigues e Chicão Barbosa.















PATROCÍNIOS E APOIOS

O espetáculo Natal de Luzes e Paz em Brotas de Macaúbas contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, Pousada Vovó Terezinha, Edilson Campos, prefeita Cristina Sodré, Kleber Cardoso, Artur Henrique Rosa Matos, Dilton Aécio Oliveira, Clésio Rômulo Carrilho Rosa, além da colaboração de muitos brotenses.




TRADIÇÃO EM NOVA SANTANA
Do alto de muitas décadas de vida, seu João de Selvina e sua esposa dona Margarida marcaram presença, junto aos integrantes do Reisado de Nova Santana, na apresentação do Auto de Natal em Brotas de Macaúbas. O canto afinado e harmonioso, com acompanhamento de violão e sanfona, agrega jovens, adultos, idosos e adolescentes. Foi um momento mágico que emocionou toda a plateia brotense. E viva Santo Reis!

* Fotos de Maurício Almondes e Artur Henrique Rosa Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário