quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Brotas inaugura moderno Hospital Municipal




Local terá centro obstétrico, cardiologista, ortopedista, ultrassom, clínico geral, além do serviço de emergência e pequena cirurgias


O Hospital Público Municipal de Brotas de Macaúbas e a construção de sedes próprias de três unidades básicas de saúde – na Sede, Mata do Bom Jesus e Feira Nova – são as quatro primeiras grandes realizações do governo da prefeita Cristina Sodré na área de saúde em dois anos de mandato. O hospital será inaugurado no próximo dia 7 de fevereiro, em solenidade marcada para as 14h30. As obras dos PSFs estão bastante adiantadas e em breve serão entregues à população brotense.
Esses feitos, por si só, mostram uma guinada que muda para melhor a saúde do povo brotense, ampliando o atendimento com a realização de mutirões contra o glaucoma e também para exames de mamografia, livrando centenas de brotenses de males como a cegueira e o câncer de mama. O novo Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas ocupa as dependências da antiga Policlínica que foi totalmente reformada e ampliada, de modo a abrigar, numa primeira fase, centro obstétrico, atendimento por cardiologista, ortopedista, ultrassom, clínico geral, além do serviço de emergência e pequenos procedimentos cirúrgicos.

PARTOS EM BROTAS
Com o novo Hospital, as mulheres reconquistam o direito de ter os seus bebês em nossa terra com mais comodidade e melhor atendimento. Desde o início da atual gestão, os partos já vinham sendo realizados com sucesso no pronto atendimento improvisado com a derrubada dos três prédios que serviam à saúde em nossa cidade. Hoje as instalações do novo Hospital Municipal permitem melhor atendimento às mães e aos bebês, devolvendo mais qualidade de vida para todos indistintamente.

ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO
A nova casa de saúde brotense conta com cerca de 40 espaços para internação internação e atendimento. Três leitos masculinos, três femininos e dois na pediatria -, além de dois alojamentos conjuntos (onde o bebê fica com a mãe), um de isolamento, outros dois de observação na emergência.
Há ainda sala de nutricionista, posto de enfermagem, sala de cuidados com recém-nascidos. Uma sala de parto humanizado é o destaque na maternidade. Dois consultórios – um dos quais ginecológico com sanitário – integram o centro ambulatorial.
O novo Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas terá ainda toda infra estrutura de apoio - cozinha, refeitório, lavanderia, Centro de Material Esterilizado (C.M.E.). A acessibilidade, facilitando o acesso dos portadores de necessidades especiais na área de atendimento é outra novidade.









                                                                       
Dois anos de muitas realizações
Além da mudança radical para melhor na área da saúde, soma-se a construção da moderna e bela Praça da Matriz, além de calçamento de ruas, na sede e nas comunidades. 250 ligações de água no Parque das Árvores e mais de 500 quilômetros de estradas recuperadas nos quatro cantos do município.
A população ganhou também cerca de 1.200 cisternas de captação de água, beneficiando famílias da zona rural que sofriam com a falta de água durante a seca. Barragens, aguadas, açudes e poços artesianos foram abertos e recuperados, melhorando a vida de centenas de agricultores que têm acesso a crédito fácil, ração mais barata para o gado e trator para a preparação do plantio.

MÃO DE OBRA LOCAL
Brotas de Macaúbas é hoje um grande canteiro de obras, destacando-se o uso de mão de obra local – desde as empresas e engenheiros e arquitetos, passando por mestre de obras, pedreiros, carpinteiros, pintores, eletricistas, dentre outros profissionais. Esse mudança  possibilita a construção de 40 casas populares, em processo de conclusão, para atender as famílias mais necessitadas, bem como foi feita a finalização das obras da nova e bonita creche.
Brotas ganhou 20 quebra-molas e mais segurança nas ruas. Internet grátis foi instalada nas praças e o campeonato municipal de futebol é uma realidade, unindo a juventude esportiva.
O cuidado com as tradições culturais. A realização do maior Carnaval da Chapada Diamantina, o apoio às festas em todas as comunidades e o cuidado especial com as mais tradicionais de nossas manifestações culturais e religiosas. O São João em Nova Santana, o São Pedro em Ouricuri do Ouro e a Festa do Divino Espírito Santo, que atraem tanta gente para o nosso município.

EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nesses dois anos a educação tem merecido tratamento especial para melhorar a qualidade do ensino, com a qualificação dos professores. Também há merenda de qualidade para os alunos de todas as escolas públicas municipais que ganharam ainda eficiente sistema de transporte escolar, aí incluindo a aquisição de seis novos ônibus e microônibus, inclusive com acessibilidade para aqueles com necessidades especiais.
Novas escolas foram construídas ou ampliadas, nas comunidades de Cocos, Lagoa do Capim, Alagados e também na sede, onde a galerinha da pró-infância ganhou farda nova e mais bonita.


NOVOS PROJETOS
Ainda neste 2015 começam as obras do novo Mercado Municipal, beneficiando os feirantes da zona rural e o povo da cidade que vai ganhar uma feira requalificada. O Estádio Municipal terá arquibancadas, iluminação e será totalmente gramado.

A Academia de Saúde é uma novidade que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. Novas quadras cobertas e escolas serão construídas, assim como a moderna estação meteorológica e a estufa para melhorar a qualidade do alho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário